m
Loader image
Loader image
Back to Top

Blog

Confira os dez selecionados para a coleção Contos de Bolso 2019

Após dois meses de leituras e análises das quase 60 histórias submetidas ao edital 2019 da coleção Contos de Bolso, a comissão avaliadora do Grupo Lendari chegou ao resultado e selecionou os dez títulos que serão lançados ainda este ano, em formato exclusivamente digital.

Na classificação interna, obtida por um sistema de pontuação que media desde a redação até a originalidade dos enredos, a disputa ficou acirrada. “Teríamos facilmente 20 selecionados se houvessem 20 vagas”, afirma o escritor e subeditor da Lendari, Rodrigo Ortiz Vinholo.

Em sua maioria, os dez títulos selecionados variam entre fantasia e ficção científica, sendo a maior parte deste segundo gênero. No geral, foram seis autores selecionados e quatro escritoras, alguns dos quais já são nomes conhecidos no mercado.

O passo seguinte é a assinatura de contratos para início dos trabalhos editoriais. “Nenhum autor selecionado soube o resultado com antecipação, então agora vamos discutir questões contratuais e definir um calendário de publicação”, explica o escritor e editor-chefe da Lendari, Mário Bentes.

Adiantamento de royalties

Conforme previsto em edital, os dez autores selecionados vão receber o adiantamento de royalties do equivalente a 25% do preço de capa calculado sobre 500 unidades digitais. As datas de pagamento vão variar de acordo com a programação de lançamento.

“A Lendari é uma das poucas editoras brasileiras a se comprometer em adiantar royalties para autores nacionais, o que é muito mais comum para obras estrangeiras. Estamos dando um passo importante na valorização e profissionalização do escritor nacional”, diz o editor-chefe Mário Bentes.

Alguns dos autores não selecionados receberão outras propostas de publicação, visando 2020. “Tivemos cinco ótimos contos que acabaram não ficando entre os dez selecionados, por detalhes. Vamos tentar aproveitar estes títulos em obras autorais ampliadas”, afirma Bentes.

A seguir, a lista dos dez selecionados, em ordem alfabética

A Caçadora de Unicórnios – Roberto Fideli
Almas de Plástico – Carol Peace
Armadilha – George Au Costa
Dobra Temporal – Clóvis Nicacio
Elizabeth – Georgia Vieira “The Wolf”
O Último Dia de Inverno – Guilherme F. Gusmão
Pássara – Auryo J.
Tudo que se quebra pode ser consertado – Soraya Coelho
Uma Praga a Mais, Uma Erva Daninha a Menos – Ricardo Celestino
Você Unlimited – Sabine Mendes Moura

Os cinco títulos que poderão ser aproveitados em outras modalidades

Viúva Negra – Diego Mendonça
O Espadachim do Planeta Vermelho – Marcelo Augusto Galvão
Pessach – A Z Cordenonsi
Misha – Bruno Dias
Odisséia de Egoika no País do Sacrifício – Bruno Weber

No Comments

Add Comment